Ansiedade Nah Real: Como tratar?
- Nayara Ribeiro
- 16 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2022
Ansiedade é sempre ruim? É doença? Como identificar uma crise? Essas e outras respostas você confere agora!

A ansiedade é uma emoção natural dos seres humanos, sendo inclusive, uma habilidade que nossos ancestrais desenvolveram para se protegerem. Afinal, nos primórdios da existência humana nós estávamos em constante perigo, portanto, estar em alerta era fundamental. A psicóloga Marcella Sicala da plataforma Terapize indica:
"Há séculos atrás era comum o risco de ataques de animais, envenenamentos, nós corríamos grandes riscos. Hoje, esses riscos diminuíram, no entanto, a ansiedade em níveis saudáveis ainda é uma importante ferramenta de autoproteção."
E se antes a sociedade precisava da ansiedade para sobreviver, nos dias de hoje ela aparece com uma frequência muito maior devido à aceleração dos 'tempos modernos'.

Ansiedade natural x Ansiedade Crônica
A psicóloga Tatyane Ribeiro, da Terapize, lembra que apesar de ser uma uma reação natural do corpo, quando a ansiedade começa a atrapalhar o dia a dia, ela torna-se um distúrbio.
"Quando a pessoa deixa de buscar novos objetivos na carreira por medo do insucesso; quando não consegue dizer o que sente em suas relações; quando vive pensando no futuro, sobretudo, no que pode dar errado e recua antes de tentar; são sinais de ansiedade crônica.".
Além das situações explicitadas acima, a ansiedade crônica possui diversos outros sintomas, como: taquicardia, insegurança e procrastinação.
Como vencer a ansiedade?

As psicólogas Marcella e Tatyane lembram da importância de trazer a atenção para o momento presente.
" A pessoa ansiosa precisa organizar seus pensamentos. Por vezes, quem possui ansiedade crônica sente-se perdido,confuso. Os pensamentos ecoam e os problemas surgem. Praticar a atenção plena é essencial para te trazer para 'o aqui e o agora'.", pontua Marcella.
Existem diversos exercícios que estimulam a atenção plena, ajudando até mesmo em crises.
Marcella destaca a respiração profunda, também chamada de respiração quadrada, consiste em contar e respirar. Também existe a técnica de segurar um cubo de gelo, visando sentir o desconforto e despertar para o momento presente.
Já a psicóloga Tatyane destaca a técnica dos apontamentos. Fazendo os seguintes questionamentos: "O que me incomoda? Como eu posso resolver essa questão?", visando organizar a mente e a vida.
Taty ainda destaca que atenção plena é uma forma de meditação. "Sentar em um local diferente na mesa; pegar um outro ônibus, trem ou metrô na volta para a casa; reparar no número ou cor das casas durante o seu trajeto para o trabalho [...]. Esses são alguns exemplos de atenção plena que podemos incluir em nosso dia a dia para sair do piloto automático."
4 PASSOS para reduzir a ansiedade:

1. Faça atividade física: Movimentar o corpo contribui para um dia a dia mais produtivo e menos ansioso. Auxilia na disciplina e estimula as sensações de prazer e bem-estar em nosso organismo. Busque atividades com as quais você se identifica, assim, o momento fica muito mais divertido.
2. Crie uma rotina flexível: É essencial ter uma rotina, essa prática ajuda bastante na organização, auxiliando ainda a evitar a procrastinação e manter uma rotina produtiva. No entanto, é necessário ter uma rotina flexível, com espaços para imprevistos. Você não conseguiu concluir uma tarefa hoje? Não se culpe, tente novamente amanhã.
3. Pratique a atenção plena: Estar presente no aqui e no agora é uma dádiva, no entanto, é um dos maiores desafios da mente ansiosa. Pratique a atenção plena, faça os exercícios em destaque na nossa reportagem.
4. Faça terapia: A terapia é o método ideal para fazer as mudanças que você precisa na sua vida. Sendo a sua maior aliada na hora de diminuir a ansiedade e, enfim, tratá-la. Na terapize, as sessões estão disponíveis a partir de R$50,00 e a primeira sessão pode ser totalmente grátis. Cadastre-se na plataforma e viva com muito mais leveza.
Comments