Como parar de procrastinar?
- Nayara Ribeiro
- 17 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2022
Guia definitivo para vencer a procrastinação e alavancar a sua vida

Procrastinação: Uma palavra ainda incomum no vocabulário de muitos brasileiros, mas corriqueira em nosso dia a dia.
A expressão significa protelar, adiar ou prolongar uma tarefa/situação. É a lacuna entre a intenção e a ação. De acordo com artigo publicado no jornal The New York Times, referente à 10ª Conferência de Pesquisa sobre Procrastinação, um em cada cinco indivíduos é procrastinador crônico. Isso significa que essa pessoa procrastina em vários setores de sua vida. O que causa frustração, sentimento de incapacidade e insegurança.
A psicóloga da plataforma Terapize, Monalyza Santos, explica que a procrastinação é uma tendência natural, no entanto, a procrastinação crônica pode trazer grandes problemas para a nossa vida pessoal e profissional. Afinal, o procrastinador(a) costuma ser visto como uma pessoa preguiçosa ou incapaz.
Mas a psicóloga alerta: quem procrastina geralmente está enfrentando algum problema que precisa ser diagnosticado, ressaltando que procrastinação não é doença, é sintoma.
“A procrastinação é um sintoma e não a causa; ela pode estar relacionada com quadros de depressão, ansiedade, dentre outros[..]. Por isso, é extremamente importante procurar um psicólogo para investigar de onde vêm essa questão.”, afirma.
Procrastinação X Imediatismo

Vídeos de 15 segundos, áudios acelerados[…]. Parece que estamos sempre correndo, mas mesmo assim ainda nos falta TEMPO.
Estamos na era do imediatismo. As pessoas perderam a virtude de esperar e se um resultado não surge rapidamente é comum o desânimo vir em sequência.
"O mundo está acelerado, queremos resultados rápidos e as telas estão contribuem para o aumento desse imediatismo. Atualmente o celular é como uma extensão de nós mesmos. No entanto, o uso excessivo do celular , TV e computador, afetam a nossa autoestima, auxiliam no aumento da ansiedade, comparações e consequentemente frustrações; atrapalhando ainda a nossa gestão do tempo. Por isso, é essencial controlar o período que passamos em frente às telas.", explica Adriana Pinheiro, psicóloga da Terapize.
Adriana também frisa o papel dos pais na gestão do tempo de tela dos filhos menores de 18 anos, indicando que se necessário, devem utilizar aplicativos que controlam o uso dos smartphones. A psicóloga lembra que as crianças e adolescentes ainda estão com suas personalidades em formação, explicitando os malefícios do excesso de telas para a construção de um estilo de vida saudável.

O excesso de tempo em tela também pode ser um fator agravante em casos de burnout, crises de ansiedade, baixa autoestima, procrastinação, sedentarismo , dentre outras questões infelizmente tão corriqueiras em nosso dia a dia. Mas então, como podemos manter uma boa saúde mental em um mundo cada vez mais acelerado?
A resposta para essa pergunta, você descobre agora:
1. Gerencie o seu tempo!
Tenha uma rotina (com horários, mas que seja flexível, possuindo espaço para imprevistos). Escreva em um papel as tarefas que precisa realizar no dia, trace pequenas metas. Afinal, você não vai conseguir abraçar o mundo, mas um passo de cada vez e você chegará onde deseja.
2. Controle o tempo de tela:
O celular é maravilhoso, mas também é uma ferramenta que contribui para procrastinação. Quantas vezes você já pegou o celular para verificar as horas, checou e-mails, mensagens, riu de memes e acabou nem verificando as horas?! Utilize aplicativos que limitem o seu tempo no celular. Utilize seu smartphone de maneira assertiva e produtiva!
3. Questione-se:
Pense: por qual razão eu estou procrastinando? Por qual motivo eu não quero fazer essa atividade? Autoconhecimento é fundamental: compreenda suas emoções e monte uma agenda de tarefas assertivas.
Lembre-se: procrastinação não é uma patologia, é um sintoma que por vezes pode estar relacionado à baixa autoestima, ansiedade, traumas, falta de motivação, TDAH, dentre outros. Por isso, o autoconhecimento e a terapia ajudarão você a tratar a questão que agrava a procrastinação, facilitando a sua vida e rotina. Se você sente que está procrastinando, agende uma sessão de terapia através da Terapize. A Terapize é uma uma plataforma online que conecta você a + de 200 psicólogos credenciados. As consultas são a partir de R$ 50,00, contando ainda com sessões experimentais, permitindo que a sua primeira consulta seja grátis. Super bacana, não é mesmo? Então pare de se deixar para depois, pare de procrastinar o autocuidado: coloque-se como prioridade! Agende a sua sessão e decole na vida.
5. Tenha uma boa noite de sono:
Pratique a higiene do sono (antes de dormir deixe as telas de lado por 1h, estabeleça uma rotina para um sono positivo). Pode ser um chá, skincare, ler um bom livro… prepare-se para dormir. Estabeleça horários!
Uma boa noite de sono fará você ter um dia muito mais alegre e produtivo.
6. Permita-se:
Após uma semana intensa, onde você conseguiu realizar todas as tarefas, que tal se recompensar? Vá à um restaurante que você gosta, crie momentos de autocuidado, arrume as unhas, ouça a sua música favorita [...] Mantenha a disciplina, mas não esqueça de ser gentil com os outros e com VOCÊ!
Os deveres devem estar em equilíbrio com os prazeres. É essencial descansar e se divertir, no entanto, cumprir as tarefas é igualmente relevante. Procure seguir as dicas listadas acima e caminhar em direção à uma vida muito mais saudável.
Se você gostou do artigo compartilhe em suas redes sociais ou envie para uma pessoa especial: vamos juntos criar uma internet muito mais positiva.
Um tema extremamente essencial , pra gente trazer a tona.