
#SEENXERGA
A “vida perfeita” partilhada nas redes está em constante reprodução e faz com que os usuários das plataformas sociais, sobretudo, os mais jovens, desenvolvam expectativas irreais em relação às suas próprias vivências.
Segundo estudo desenvolvido pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, em parceria com o Movimento de Saúde Jovem, o Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental dos jovens. O aplicativo, possui mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, sendo um dos apps mais populares e rentáveis da atualidade. Em outubro de 2018, a plataforma no Brasil contava com mais de 64 milhões de usuários, deixando o nosso país em terceiro lugar no ranking mundial desta rede, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 121 milhões de usuários, e Índia, com 71 milhões. Apesar do sucesso, o Instagram recebeu mais da metade das avaliações negativas na pesquisa, apontando que sete em cada dez voluntários revelaram que o app fez com que eles se sentissem pior em relação a autoimagem.
Entre as meninas, o efeito Instagram foi ainda mais devastador: nove em cada dez revelaram que após utilizar a rede social elas costumam sentir-se infelizes com seus corpos e pensam em mudar a própria aparência, cogitando, inclusive, procedimentos cirúrgicos.
Visando estimular mulheres a enxergarem o quanto são incríveis, não limitando-se a padrões, decidi criar o #SEENXERGA. Campanha que é um manifesto pela beleza. Convidei meninas e mulheres lindas por dentro e por fora a revelarem toda sua magnitude no ensaio editoria Se Enxerga!. Motivando garotas a partir da representatividade a buscarem o belo não apenas em telas, mas o apreciando sobretudo, no espelho.
Obrigada a cada mulher presente neste ensaio: Sem filtros e sem retoques.
Obrigada por inspirar e partilhar! <3
Vocês são incríveis!
A tag: A escolha de inserir a hashtag #SEENXERGA possui imenso significado.
“Se enxerga” é uma expressão utilizada por vezes, em tom pejorativo, como ofensa. O intuito de consolidar essa hashtag é transformar o que era sinal de ofensa em bandeira de autoestima. Assim como a frase “Você não tem espelho em casa?”. #SEENXERGA
Ambas proposições convidam o outro a se ver e enxergar suas potencialidades. Quando você se enxerga e para de focar na comparação realizada por meio de telas, você expande os seus horizontes para o que de fato importa: as suas particularidades. Desta forma, #SEENXERGA convida mulheres a enxergarem o seu melhor. Construindo a partir da cultura do compartilhamento e participação, juntxs um local de mais amor e autoestima no ambiente físico e digital.
Partindo do Instagram, rede social considerada mais nociva a saúde mental dos jovens, passando pelos corredores e ruas da cidade. Transformando frases que em linguagem popular seriam sinal de ofensa em bandeira de autoestima e manifesto pela beleza.